CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

 

É através da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - que os trabalhadores tem oportunidades para tratar dos assuntos relacionados à prevenção de acidentes no trabalho, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança, regulamentadas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5) do Ministério do Trabalho.

Os membros da CIPA se reúnem mensalmente e suas principais atribuições são identificar os riscos existentes no processo de trabalho, elaborar os mapas de risco, investigar os acidentes ocorridos, trazer sugestões de melhorias, eliminar ou neutralizar as condições inseguras no ambiente de trabalho e fiscalizar o uso dos equipamentos de proteção individual, além da conscientização dos trabalhadores.

É atribuição dos membros da CIPA, também, a organização da SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes, que deve orientar os colaboradores quanto à prevenção dos acidentes e doenças ocupacionais.

Hoje a CIPA da Fafijan é composta da seguinte forma: Presidente, Representante do Empregador, Vice-Presidente, Representante dos Empregados, além da Secretária. Esses números estão dimensionados conforme o número de empregados da Instituição e o grau de risco nela existente.

 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da FAFIJAN 2015/2016:

Adriano Canale - Presidente

Mirian Regina Brischiliari - Vice-Presidente

Edilaine Cerutti Borges – Representante do Empregador

Lucinéia da Silva Pontara - Representante dos Empregados

Rosemary Camargo de Oliveira - Secretária

Aceitamos inscrições dos alunos cujas escolas passaram por greve desde que concluam o ensino médio até 31/03/2016