Graduação

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autorização Resolução nº 54/1966 - CEE Reconhecimento Decreto nº 71.903/1973 Renovação de Reconhecimento Portaria nº 286/2012
  1. Coordenador(a) do Curso: Aniele Radzikoski AgnerVer Curriculum
  2. E-mail:
  1. Vice-Coordenador(a) do Curso: Edilaine Cerutti BorgesVer Curriculum
Confira a matriz curricular Duração: Mínima 08 semestres – Máxima 13 semestres Turno: Noturno
  • RegimeSemestral
  • Carga horária total3300
  • Disciplinas Profissionalizantes, eletivas e complementares2186
  • Estágio supervisionado400
  • Atividades Complementares200
  • Vagas136
  • TurnoNoturno
  • ModalidadePresencial

Missão do curso

"Formar profissionais éticos na área do ensino de biologia, difundindo o conhecimento científico sobre os seres vivos, o ambiente e suas inter-relações".

 

Objetivos

GERAL

Proporcionar ao futuro licenciado uma formação fundamentada nos conhecimentos básicos das áreas biológicas, visando à criação de condições para que este profissional possa capacitar-se a construir e socializar conhecimentos, tendo por compromisso a investigação, a interpretação e a intervenção na sua área de atuação.

 

ESPECÍFICOS

  • Formar profissionais que se dedique ao ensino nas áreas de Ciências e Biologia na Educação Básica com conhecimento adequado que permita orientar novas práticas educativas, visando uma efetiva contribuição para uma educação de qualidade de crianças e jovens nas escolas de Educação Básica;
  • Preparar o discente para o exercício pleno da cidadania, com o desenvolvimento de uma consciência crítica e um compromisso com a sociedade onde atua;
  • Formar professores pesquisadores com condições para competir na busca de aperfeiçoamento em cursos de pós-graduação;
  • Desenvolver nos alunos a competência para elaborar projetos e pesquisas na área da biologia;
  • Capacitar os discentes para aplicar o método científico e gerar conhecimentos na investigação da realidade onde se inserem;
  • Dinamizar a ação pedagógica num trabalho que proporcione a inter-relação teórico-prática assegurando o acesso ao conhecimento sistematizado;
  • Valorizar a responsabilidade na formação de professores como educadores conscientes de seu papel na formação de cidadãos, nos vários contextos de sua atuação profissional;
  • Oportunizar o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão dentro das áreas biológicas;
  • Promover atividades curriculares e extracurriculares de formação, como monitorias, iniciação científica, eventos científicos, disciplinas optativas, estágios e outras julgadas pertinentes.

 

Campo de Atuação

Embora os portadores de diplomas de Licenciatura em Ciências Biológicas possam atuar como biólogos, com validade para obtenção do registro profissional através dos Conselhos Regionais de Biologia (CRBio), a formação do licenciado é mais adequada ao ensino. Portanto, os licenciados aqui formados, estão mais aptos ao campo do ensino, podendo atuar em:

  • Instituições de ensino particular e pública, de nível Fundamental como professor de Ciências, de nível Médio como professor de Biologia e de nível Superior como professor das várias subáreas de Biologia (ex. Zoologia, Botânica, Ecologia, Anatomia, Genética, etc.);
  • Na área da pesquisa, em faculdades, universidades e centros de pesquisas de integração com profissionais das mais diversas áreas.

 

Perfil Profissional

O futuro licenciado em Ciências Biológicas deve:

  • Ser caracterizado como um profissional generalista, crítico, ético e atualizado, com uma formação embasada nos princípios e teorias da biologia, acompanhada do entendimento do processo histórico no progresso da ciência;
  • Assumir um papel de agente transformador, tendo consciência de sua responsabilidade como educador, demonstrando qualidade para liderar, tomar decisões, promover mudanças, pesquisar, elaborar projetos e praticar suas ações, tendo domínio do pensamento biológico e sendo comprometido na atuação em prol da preservação ambiental;
  • Estar capacitado a participar de uma estrutura educacional mais dinâmica e voltada para o desenvolvimento da cidadania do aluno, sendo capaz de analisar a realidade, contextualizando nela sua atividade educativa, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, bem como por referenciais éticos legais;
  • Conceber diferentes formas de interpretar os fenômenos e processos relacionados à vida em seu ambiente através do conhecimento científico, construindo uma consciência alicerçada na ética profissional.

 

Base Legal

  • Lei nº.  9394, de 20 de dezembro de 1996 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB;
  • Resolução CNE/CES nº. 7, de 11 de março de 2002 - Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura);
  • Resolução CNE/CP nº. 2, de 19 de fevereiro de 2002 - Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior.

 

Laboratórios Específicos

  • Laboratório de Química/Física/Microbiologia
  • Laboratório de Citologia/Histologia
  • Laboratório de Anatomia Humana
  • Laboratório de Zoologia e Botânica
  • Laboratório de Informática

 

Conselho Profissional

CONSELHO FEDERAL DE BIOLOGIA

 

 SRTVN Quadra 702 - Edifício Brasília Rádio Center, Salas 2001-2004, CEP: 70719-900, Brasília-DF  - Telefone: (61) 3328-2404 - e-mail: cfbio@cfbio.gov.br

 

Conselho Regional de Biologia do Paraná -  Av. Mal. Floriano Peixoto, 170 Cjto. 307 - CEP - 80.020-915 | Centro - Curitiba - PR - Fone/fax: (41) 3079-0077

 

Corpo Docente do Curso

  1. Ana Cristina Chiaramonte Pires Malacrida Curriculum Lattes
  2. Aniele Radzikoski Agner Curriculum Lattes
  3. Antonio Jorge Vidal de Souza Curriculum Lattes
  4. Edilaine Cerutti Borges Curriculum Lattes
  5. Fernando Henrique Bortolasci Curriculum Lattes
  6. Jorge Takasusuki Curriculum Lattes
  7. José Ângelo Corradi Curriculum Lattes
  8. Jose Eugenio das Neves Curriculum Lattes
  9. Josefa Fátima de Sena Freitas Curriculum Lattes
  10. Neuza Borin Sversuti Curriculum Lattes
  11. Roberson Miranda de Souza Curriculum Lattes
  12. Tania Regina Fantim Curriculum Lattes