Graduação

GEOGRAFIA

Autorização Resolução nº 54/1966 - CEE Reconhecimento Decreto nº 71.903/1973 Renovação de Reconhecimento Portaria nº 286/2012
  1. Coordenador(a) do Curso: Em transiçãoVer Curriculum
  2. E-mail:
Confira a matriz curricular Duração: Mínima 06 semestres - Máxima 10 Semestres Turno: Noturno
  • RegimeSemestral
  • Carga horária total3012
  • Disciplinas Profissionalizantes, eletivas e complementares2412
  • Estágio supervisionado400
  • Atividades Complementares200
  • Vagas68
  • TurnoNoturno
  • ModalidadePresencial

Missão do curso

"Formar profissionais licenciados em Geografia capazes de compreender a diversidade natural e social do mundo contemporâneo em suas contradições, com habilidades para atuar como agentes de transformação em seu meio, de acordo com as exigências da missão do educador, com ética e responsabilidade."

 

Objetivos

GERAL

Formar profissionais competentes e conscientes, capazes de proporcionar sólidos conhecimentos geográficos aos alunos; professores com um embasamento teórico, possibilitando as condições elementares àqueles que desejarem ingressar na pesquisa, sendo capazes de atuar adequadamente diante dos problemas de ordem geográfica e social.

 

ESPECÍFICOS

  • Formar professores habilitados para o exercício do magistério no Ensino Fundamental e Médio a partir de princípios, métodos e técnicas da ciência geográfica;
  • Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades em sua construção e na produção do território, da paisagem e do lugar;
  • Oportunizar aos futuros profissionais a participação e o acompanhamento do desenvolvimento das ciências geográficas, constituindo-se em agentes transformadores da sociedade;
  • Desenvolver nos discentes uma visão pluralista, multidisciplinar, agregando novas metodologias que privilegiem uma atuação efetiva na sociedade;
  • Conhecer e saber utilizar procedimentos de pesquisa da Geografia para compreender o espaço, a paisagem, o território e o lugar, seus processos de construção, identificando suas relações, problemas e contradições;
  • Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e suas consequências em diferentes espaços e tempos, de modo a construir referenciais que possibilitem uma participação propositiva e reativa nas questões socioambientais locais;
  • Valorizar o uso refletido da técnica e da tecnologia em prol da preservação e conservação do meio ambiente e da manutenção da qualidade de vida.

 

Campo de Atuação

A Geografia tem papel preponderante na formação humana a partir do conhecimento e questionamento sobre as condições naturais, ambientais, sociais, políticas, econômicas e culturais dos mais diversos grupos sociais do globo terrestre. Dessa forma, de maneira científica, o trabalho do licenciado em Geografia é ampliar a visão do aluno sobre as transformações atuais do espaço geográfico a partir da realidade local, contribuindo assim, para uma formação crítica dos seus estudantes, podendo atuar em:

  • Escolas públicas - Ensino Fundamental e Médio;
  • Escolas privadas - Ensino Fundamental e Médio.

 

Perfil Profissional

O curso de graduação em Geografia proporcionará condições para que o futuro licenciado seja capacitado a:

  • Compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia, bem como, dominar e aprimorar as abordagens cientifica pertinente ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico;
  • Apresentar consciência crítica, embasada em conhecimentos teóricos e técnicos, que o tornem um profissional atuante na sua realidade sociocultural e política;
  • Identificar os diversos conceitos básicos pertinentes à Geografia, estando ciente do dinamismo dos mesmos;
  • Compreender o espaço geográfico como sendo socialmente produzido, logo, permeado pelas contradições próprias das relações de produção que interferem na organização espacial;
  • Desenvolver habilidades de observação, coleta de dados, comparação e classificação que resultem em explicações amparadas numa perspectiva que considere as múltiplas determinações que incidem sobre os resultados obtidos;
  • Interpretar as dinâmicas sociais metamorfosiantes da paisagem, posicionando-se diante das mesmas;
  • Entender as relações de interdependências existentes entre os diversos elementos naturais, ligadas a dinâmica própria da  natureza, assim como as intervenções resultantes da ação humana.

 

Base Legal

  • Lei nº.  9394, de 20 de dezembro de 1996 – Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB;
  • Resolução CNE/CES nº. 14, de 13 de março de 2002 – Estabelece as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Geografia.

 

Laboratórios Específicos

  • Laboratório de Geologia/Cartografia
  • Laboratório de Informática

 

Corpo Docente do Curso

  1. Clevoneide do Carmo Oliveira Curriculum Lattes
  2. Éderson Dias de Oliveira Curriculum Lattes
  3. Fernando Henrique Bortolasci Curriculum Lattes
  4. Helena Tochico Hassaka Curriculum Lattes
  5. José Angelo Corradi Curriculum Lattes
  6. Roberson Miranda de Souza Curriculum Lattes