Notícias

Publicado em 05 | 04 | 2018 às 14:23

Curso de Biologia da FAFIJAN comemora Dia da Água

Texto por: Coordenação de Ciências Biológicas/ FAFIJAN | Fotos por: Comunicação/FAFIJAN

No último 22 de março, os alunos do curso de Ciências Biológicas, sob a orientação da professora Dra. Aniele R. Agner montaram uma exposição nas dependências da FAFIJAN com o tema “Agua Virtual” para comemorar o Dia da Água.

Os alunos escolheram este tema com o objetivo de trazer para a sociedade o entendimento sobre água virtual, que é aquela utilizada para a produção de todos os produtos que consumimos, desde alimentos, móveis, papéis, roupas e aparelhos eletrônicos, pois todos eles utilizam água na sua fabricação e em alguma parte do processo. Por exemplo: para se produzir carne, gastam-se cerca de 15 mil litros de água para se obter apenas um quilo do alimento, já para produzir um quilo de carne de frango, são consumidos 4,3 mil litros. No café da manhã, uma xícara de café, um pão francês e uma fatia de queijo consomem 200 litros de água, uma camiseta de algodão consome 200 litros de água e um copo de cerveja, 75 litros.

Diante disso, o trabalho vem alertar sobre o quanto de água estamos utilizando diariamente e o quanto desperdiçamos sem necessidade. Nesse sentido, devemos observar quais são os hábitos que deveriam ser modificados de forma a economizar água. Também é importante reconhecer que o aumento populacional com os avanços industriais e tecnológicos, exigem uma demanda de água cada vez maior.

Não devemos pensar na água em termos de quantidade e sim de qualidade reforça a professora Aniele. O nosso corpo é formado por mais de 75% de água e não sobrevivemos sem a mesma. Então que cada um se conscientize sobre o quanto estamos desperdiçando e poluindo nosso bem mais precioso que a cada dia se torna mais escasso.