Notícias

Publicado em 19 | 04 | 2018 às 19:31

Estudantes de Pós-Graduação da FAFIJAN participam de Visita Técnica à empresa Tamarana Tecnologia Ambiental

Texto por: Coordenação de Pós-Graduação/FAFIJAN | Fotos por: Professor Jonas Pereira

No último dia 14 de abril os estudantes da Pós-Graduação em Análise, Perícia e Gestão Ambiental participaram da Visita Técnica na empresa Tamarana Tecnologia Ambiental, instalada no município de Tamarana, acompanhados pelo Professor Jonas Alves Pereira da disciplina de Análise do Meio Socioeconômico nos Estudos Ambientais. O atendimento foi realizado por Bruno Gorckis - Gerente de Meio Ambiente e Qualidade e Wagner Izidoro - Analista Ambiental.

Por meio da visita, os estudantes puderam visualizar algumas das boas práticas de gestão socioambiental adotadas pela empresa, que possui Sistema de Gestão Integrado certificado com base nos requisitos das normas ISO 14001 (Gestão Ambiental), ISO 9001 (Gestão da Qualidade) e OSHAS 18001 (Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional) recebendo explicações sobre este sistema e sua relevância para o Desenvolvimento Sustentável no ambiente empresarial.

Tradicional em reciclagem de baterias, a Tamarana Tecnologia possui 24 anos de trabalho e mostra que é possível conciliar desenvolvimento produtivo com preocupação socioambiental.

A empresa foi a primeira do seu setor, na América Latina, a receber a ISO 14001, valorizada em todo o planeta. Esta certificação ambiental estabelece normas de procedimento para que a empresa opere com segurança, protegendo o meio ambiente, zelando pelo local de trabalho e fornecendo conscientização e educação ambiental à comunidade, colaboradores e clientes.

Com a certificação ISO 9001 a empresa garante padrões elevados de qualidade nos processos internos, maior capacitação dos colaboradores, monitoramento do ambiente de trabalho e verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, em um processo contínuo de melhoria do sistema de gestão.

Atenta ao bem-estar e à integridade física do colaborador, a Tamarana Tecnologia possui o certificado OHSAS 18001. A certificação traduz uma gestão de segurança e saúde ocupacional e do treinamento de seus colaboradores para a sua aplicação diária.

Recentemente a Tamarana Tecnologia entrou para o ranking das Melhores Empresas para se trabalhar – Segundo a Revista Você S/A 2017.

Os estudantes de Pós-Graduação receberam informações sobre este sistema e sua relevância para o desenvolvimento socioambiental, desta forma, aliando teoria à prática. Esteve presente na visita e acompanhando os estudantes o diretor da FAFIJAN professor João Lourenço de Almeida.