Notícias

Publicado em 26 | 04 | 2021 às 16:31

Você sabe a diferença entre Psiquiatra, Psicólogo e Psicanalista?

Fotos por: Flávia Rissi
Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual profissional procurar quando se quer tratar a saúde mental. Psicólogos, psiquiatras e psicanalistas são três profissões que trabalham com a mente humana, mas são distintas em alguns pontos e possuem abordagens diferentes. Por isso, é importante conhecer cada uma delas para saber qual profissional procurar. No entanto, os três profissionais podem atuar juntos no tratamento ou acompanhamento de um paciente.
Vamos saber um pouco mais sobre o PSICÓLOGO: O psicólogo é um profissional formado no curso de psicologia, no qual estuda cerca de cinco anos para concluir a graduação e, após a conclusão, deve ter seu registro no Conselho Regional de Psicologia (CRP) para que possa exercer a profissão. O psicólogo é o profissional encarregado de estudar o comportamento humano, fazendo análises por meio da observação e também da interação para tentar diagnosticar, prevenir e tratar doenças relacionadas ao sistema emocional.O tratamento de um paciente por um psicólogo costuma ter longa duração, já que ele tenta desenvolver a capacidade das pessoas de entenderem as causas daquilo que acontece com elas e o impacto disso em seus comportamentos.
O psiquiatra: forma-se em medicina e, posteriormente, especializa-se em psiquiatria. São cerca de nove a dez anos até que esse profissional possa concluir sua formação. O trabalho do psiquiatra é um pouco mais abrangente, já que ele tem conhecimento sobre neurologia e psicofarmacologia e, por isso, tem a capacidade de compreender a questão biológica do problema apresentado pelo paciente.
Psicanalista: A psicanálise é um método terapêutico que foi proposto pelo médico neurologista Sigmund Freud, no século XX, com o objetivo de entender como funcionava a mente humana, em especial dos que tinham sofrimento mental.Como a psicanálise é uma linha terapêutica da psicologia, geralmente os psicanalistas são psicólogos que se especializam nesse tipo de terapia. Também é comum ter médicos que são psiquiatras e psicanalistas, podendo, nesse caso, receitar medicamentos.No entanto, para ser um psicanalista, não é necessário ter formação em psicologia ou medicina. O psicanalista pode ser graduado em outras áreas distintas das que cuidam da saúde mental. A especialização em psicanálise dura, em média, dois anos.

Projeto de Comunicação e Arte: Flávia Rissi